Dezembro Laranja: Previna-se do Câncer de Pele

Dezembro-Laranja-previna-se-do-cancer-de-pele AME Itapeva

A perspectiva de um verão com forte exposição da população ao sol acende o alerta para a necessidade de prevenção ao câncer de pele e a importância de seu diagnóstico precoce – propósitos da campanha Dezembro Laranja. A afirmação é da dra. Marli Izabel Penteado Manini, dermatologista da Organização Social de Saúde (OSS) Seconci-SP.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e que se dispõem formando camadas. São três os tipos mais comuns dessa doença, divididos de acordo com as camadas afetadas da pele, explica a dra. Marli.

“O carcinoma basocelular é o mais prevalente e surge nas células basais, localizadas na camada mais profunda da epiderme, que forma a parte superior da pele. Ele tem baixa letalidade e, se for diagnosticado precocemente, tem cura. O segundo tipo é o carcinoma espinocelular, que também tem cura e se manifesta nas células escamosas, que formam a maior parte das camadas superiores da pele”, explica a dermatologista.

“Já o melanoma é o menos comum, porém mais grave e acarreta maior índice de mortalidade. Ele ocorre nos melanócitos, as células produtoras de melanina. Se não for detectado no início, pode provocar metástase se espalhando para outros órgãos, como gânglios linfáticos, pulmão, fígado, cérebro e ossos”, afirma a dra. Marli.

O câncer de pele ocupa o primeiro lugar entre os tipos de câncer, representando 33% de todos os diagnósticos dessa patologia no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Anualmente, são registrados cerca de 185 mil novos casos. Destes, 177 mil são carcinomas basocelulares e espinocelulares, os menos letais, e 8,4 mil novos casos são de melanoma, o mais agressivo.

Prevenção

O uso diário do protetor solar com fator de proteção a partir de 30, que protege de 95% da radiação do sol, é a melhor forma de prevenção do câncer de pele, informa a dermatologista. Segundo ela, “as pessoas loiras, de olhos claros, pele bem clara e aquelas que sofreram muitas queimaduras provocadas pelos raios solares ao longo da vida são as mais suscetíveis. Embora menos frequente, a doença atinge também as pessoas de pele negra, portanto todos devem usar protetor solar”.

A dra. Marli ressalta que também é importante a pessoa se observar. “É fundamental verificar se há manchas e pintas assimétricas na pele e com contorno irregular, pintas muito escuras ou com várias cores, aquelas maiores que meio centímetro; que provocam coceira e sangramento; e as que tenham surgido e crescido rapidamente ou já existiam, mas mudaram de característica. Mesmo no caso do melanoma, se for diagnosticado precocemente, as chances de cura são superiores a 90%. Portanto, fique atento aos sinais de alerta e procure o médico o quanto antes, para um diagnóstico preciso”.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin